A Porsche surpreendeu Genebra com mais um passo na direcção de mobilidade eléctrica… na vertente emocionante e desportiva! O Mission E Cross Turismo é, para já, um protótipo tão perto da produção que o presidente da marca, Oliver Blume, anunciou a sua apresentação já para o próximo ano, para eventual comercialização em 2020!
É daí que, obviamente, lhe chega a base. Mas este não é propriamente um SUV eléctrico, apesar do que as aparências possam levar a crer. Tem 4,95 m de comprimento, mais 3 cm que um Cayenne, mas é claramente mais baixo. Alinhará, assim, entre a categoria dos "crossover" e a das carrinhas, com quatro lugares individuais e um painel inovador, em que os ecrãs tomam conta de todo o "tablier", chegando mesmo à frente do passageiro que tem direito à sua própria central de entretenimento.
Acerca das características desta, nem uma palavra… Apenas que a arquitectura eléctrica do Mission E Cross Turismo é a de 800 V que a Porsche tem estado a desenvolver para a berlina Mission E e que permite cargas super rápidas: fala-se numa carga completa em apenas 15 minutos e de mais 100 km em meros 4 minutos! Em alternativa, o Mission E Cross Turismo está preparado para ser carregado por indução, ou seja, sem fios, parando apenas sobre uma placa própria que poderá estar no chão da garagem de casa.
Quando a Porsche anunciou, recentemente, que iria investir seis mil milhões de euros só na mobilidade eléctrica, o que incluiria a construção de uma nova fábrica, estava mesmo a falar a sério. De repente, tem já dois modelos "na calha" para serem comercializados no espaço de dois anos e prontos a mostrar que os automóveis eléctricos podem ser tão emocionantes e desportivos como aqueles que construíram a sua brilhante história!